Os Baixos de Paul McCartney

O baixo de Paul foi feito sob encomenda pela Hofner. Instrumentos para canhoto eram tão difíceis de encontrar na prateleira como são hoje. Logo esse instrumento se transformaria em sua marca registrada, seria não oficialmente apelidado de "Hofner Beatle Bass" e se tornaria parte importante do visual e do som dos Beatles. Ele seria usado em concertos e no estúdio até o álbum "With The Beatles" quando foi substituído por um modelo atualizado. Nessa época seu estado de conservação era deplorável, inclusive com os captadores caindo e sendo presos com uma fita adesiva. Em 1964 ele foi reformado, ganhando um novo sistema de fixação dos captadores, um acabamento sunburst de três tons e novos knobs, sendo deixado como reserva na turnê de 1964. Reapareceu em 1968, já sem o escudo, no vídeo de "Revolution". Também foi visto nas filmagens de "Let It Be" no Twickenham Studios. Logo depois foi roubado e não foi mais visto. 

"Em 1963 eu encomendei outro Baixo Hofner... como era o único modelo de baixo para canhoto disponível achei que seria melhor ter um de reserva."
A Hofner tinha atualizado o modelo 500/1 em 1962 e entregou um desses a McCartney, fabricado em 1963. De presente é lógico. O baixo foi usado pela primeira vez na transmissão do programa Ready, Steady, Go! em 4 de outubro do mesmo ano.
 
Esse segundo Hofner 500/1 tornou-se o principal instrumento de Paul e aquele com que as pessoas mais o identificariam. Foi usado em quase todos os concertos ao vivo e nas aparições na televisão daí pra frente. Apesar de Paul ter usado intensamente um Rickenbacker nas gravações esse Hofner pode ser ouvido de "I Want To Hold Your Hand" à "Let It Be" até a separação da banda. Em 1966 o escudo foi removido e sua última aparição com os Beatles foi no "show do telhado" quando Paul colou em seu corpo um adesivo com a inscrição "Bassman". 
Paul o trouxe de volta à ativa a pedido de Elvis Costello nas gravações de "Flowers In The Dirt" e daí pra frente tem sido usado sempre em suas turnês.

Um comentário:

  1. Impossível ver a primeira foto da miniatura do baixo e não lembrar "de cara" do Paul!!
    Ficou perfeita, Felipe!

    ResponderExcluir