Stanley Clarke - Miniatura Contrabaixo inspirada no Alembic


    Stanley Clarke é muito conhecido por seu trabalho inovador no contrabaixo, no baixo elétrico, e por suas excelentes apresentações na televisão, onde já trabalhou com a colaboração dos cineastas tais como: John Singleton e Malcolm D. Lee, e com bandas como a famosa Return to Forever.
      Durante os anos 70, Clarke tocou na banda Return to Forever, liderada pelo pianista e tecladista Chick Corea. O Return tornou-se uma das mais importantes bandas de fusion jazz e seus vários albuns obtiveram admiração do público e aplausos da crítica. Nesta época, Clarke começou sua carreira solo, ele e seu colega Jaco Pastorius lançaram álbuns com os próprios nomes. Os mais conhecidos do baixista são Stanley Clarke (1974), Journey to Love (1975), e School Days (1976).
        Clarke formou o Animal Logic com o baterista Stewart Copeland, (mais tarde integrante do The Police), e a compositora e vocalista Deborah Holland. Outros de seus projetos de destaque em colaboração com outros músicos e bandas foram: Jeff Beck, (1979) Ron Wood's New Barbarians, (1981, 1983, 1990) Clarke/Duke Project with George Duke, (1984) Miroslav Vitouš, (1989) Animal Logic Stewart Copeland, (1993–94), um grupo Larry Carlton, Billy Cobham, Najee & Deron Johnson, (1995) The Rite of Strings with Jean-Luc Ponty and Al Di Meola and (1999) e Vertu’ com Lenny White and Richie Kotzen.
        Mesmo em turnê com sua banda de apoio, Clarke está sempre colaborando nas turnês de seus colegas: em 2005, com Béla Fleck e Jean-Luc Ponty, ganhou o Jammy Award de "Turnê do Ano"; em 2006, pela primeira vez em quinze anos, Stanley e seu amigo George Duke saíram em turnês por mais de 40 cidades, alcançando o Top 20 com a música "Sweet Baby"; em 2007, fez vários shows nos EUA, Europa e América do Sul com Al DiMeola e Jean-Luc Ponty.
           Em 2007, Clarke lançou Night School: An Evening with Stanley Clarke and Friends (HUDV-7118), um DVD de 90 minutos de performances ao vivo, em parceria com Stevie Wonder, Wallace Roney, Bela Fleck, Sheila E., Stewart Copeland, Flea, Wayman Tisdale, Marcus Miller e outros artistas, para levantar fundos para a Musicians Institute de Hollywood, que fornece bolsas de estudo para jovens que desejam aprender Música.
        No mesmo ano, Clarke lançou Toys of Men, que alcançou o 2º lugar nas paradas de Jazz da Billboard. As 13 músicas de Toys of Men questionam o problema da guerra, com atuações excelentes que incluem a técnica peculiar de Clarke em sua melhor forma, na companhia da cantora Esperanza Spalding, do tecladista Ruslan Sirota, do percussionista Paulinho da Costa e do violinista Mads Tolling.
         Em 2009, ao juntar alguns colegas para o Stanley Clarke Trio, lançou Jazz in The Garden, que conseguiu o Grammy me Melhor Álbum de Jazz Contemporâneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário