Guitarra Joe Satriani em Miniatura


mini guitarra Joe Satriani   A relação com o instrumento (Guitarra Ibanez JS100 de Joe Satriani) que viria a marcar a vida de Joseph Satriani começou quando o futuro mestre tinha 14 anos e no momento em que soube da morte de Jimi Hendrix. Satriani estava num treino de futebol americano na sua Long Island natal quando soube do desaparecimento do lendário instrumentista, tendo imediatamente anunciado ao treinador que ia desistir do desporto para se tornar guitarrista.
   Quatro anos depois (em 1974), Joseph estuda música com os músicos de jazz Billy Bauer e Lennie Tristano, passando rapidamente, ele próprio, a ensinar futuros guitarristas. Nesta altura passa pelas suas mãos outra futura lenda da guitarra, de seu nome Steve Vai.Guitarra Ibanez JS100 de Joe Satriani
   Em 1978, Satriani viaja até à Califórnia para ensinar na prestigiada Universidade de Berkeley. Durante este período ensina jovens entusiastas como Kirk Hammet (Metallica), David Bryson (Counting Crows) e Kevin Cadogan (Third Eye Blind).
     O primeiro projecto musical de Joe Satriani nasce no início dos anos 80, respondendo pelo nome de Squares. Pouco depois, o guitarrista é convidado para tocar com a Greg Kihn Band, já na fase decadente deste projecto. Contudo, o grupo ajuda, de forma bastante generosa, no financiamento do EP homónimo que marca a estreia nas edições de Joe Satriani.
      Por esta altura, o aprendiz Steve Vai ganha popularidade com o seu trabalho com David Lee Roth. Vai refere várias vezes o nome do mestre em diversas revistas especializadas o que gera um certo interesse no talento do professor 'obscuro' de Long Island. A onda de entusiasmo em seu redor coincide com o lançamento do primeiro longo, "Not of This Earth", de 1986. E assim se abriram as portas do firmamento para Joe Satriani.
    O registo que se seguiu, "Surfing with the Alien", de 1987, é visto, ainda hoje, como um dos álbuns seminais para os apreciadores da técnica na guitarra. A partir deste momento, Satriani é elevado à condição de deus daquele instrumento, mantendo o high profile durante a década seguinte. O período dourado é também marcado pelo convite de Mick Jagger, dos Rolling Stones, para Satriani o acompanhar na digressão a solo.
    "Flying in a Blue Dream", o terceiro álbum, marca a estreia do compositor como vocalista. O registo é também uma homenagem ao pai do guitarrista, falecido durante as gravações. Estamos em 1989, ano em que Satriani vê Cameron Crowe escolher 'One Big Rush' para a banda sonora da comédia romântica "Say Anything".
    Os anos 90 começam com Joe Satriani a dar nome a uma colecção exclusiva de guitarras Ibanez, uma associação que se torna uma das imagens de marca do guitarrista, além do cabelo rapado e dos óculos escuros.
guitarra em miniatura Joe Satriani    "The Extremist" e a caixa "Time Machine" (com inéditos, material gravado ao vivo e a edição remasterizada do EP "Joe Satriani") são as edições que se seguem.
     Em 1994, Satriani vai para a estrada com os Deep Purple, tomando o lugar do desaparecido Ritchie Blackmore. O mítico grupo convida o guitarrista para se tornar um membro efectivo da banda, mas Satriani recusa para se dedicar na íntegra à sua carreira a solo.
     Durante os anos 90, Satriani edita mais dois longos, "Joe Satriani" (1995) e "Crystal Planet" (1998). Pelo meio, inicia uma tournée de showcases de guitarra com o amigo Steve Vai, evento que acaba por ganhar regularidade anual, sendo imortalizado no documentário "G3: Live In Concert", de 1997.
    O início do novo século é marcado por uma recaída para a electrónica, registada no álbum de 2000, "Engines of Creation". Sempre muito produtivo, entre 2001 e 2008, o guitarrista lança mais quatro álbuns de estúdio, uma antologia e três discos ao vivo.
     Em 2007, o músico passa pelo palco do Super Bock Super Rock, para um concerto ao final da tarde perante milhares de fãs portugueses. O regresso ao nosso país para espectáculos em nome próprio acontece em Novembro de 2010.
     Em Dezembro de 2008, Satriani abre um processo aos Coldplay por alegado plágio de partes do tema de 2004, 'I Could Fly', em 'Viva La Vida', um dos singles de maior sucesso do álbum "Viva La Vida or Death Or All His Friends", dos britânicos. Os Coldplay negaram o plágio e o processo foi arquivado depois das duas partes terem chegado a acordo.
     Ao longo dos seus 30 anos de carreira, Satriani recebeu um total de 15 nomeações para os Grammys. Contudo o guitarrista nunca levou o prémio para casa, sendo mesmo o segundo artista mais nomeado de sempre sem nunca ter ganho o prestigiado galardão.
     Em 2013, Joe Satriani lança "Unstoppable Momentum".
     Confira a Guitarra Ibanez JS100 de Joe Satriani vermelha e outras Miniaturas no blog.
Tags: Quadro decorativo musical, decoração musical, quadro de banda, quadro 3d, miniatura de instrumentos musicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário